terça-feira, abril 07, 2009

Colo de Pito

No outro fim-de-semana fui buscar o meu sobrinho a Bragança. Segui pela A24 e pelo IP4, mas, de quando em vez, olhava para o GPS, maravilhado com o nome de algumas terriolas por ali perto.
Qual o meu espanto quando, depois de passar em "Jerusalém de Romeu" e "Pinelas", reparo numa terra de seu nome: "Colo de Pito".
A imaginação começou a funcionar sozinha, sem influência de ninguém, muito menos minha.
Achei, na altura, que era o nome ideal para a terra desta puta que lia romances de amor (será que ainda os lê?).

Assim que cheguei a casa, procurei informações sobre Colo de Pito. Não me esforcei muito, porque o google faz em milésimos de segundo o que eu demoro horas a fazer.
Descobri o site oficial de Colo de Pito.
Sim!!! Uma terra com menos de 150 habitantes tem um site oficial.

http://www.colodepito.net/

Descobri que os romanos, que invadiram e colonizaram a Península Ibérica, acharam tão belo e aprazível aquele lugar, que lhe chamaram “Colum Pictum” (Colina Pintada), de onde derivou o actual nome “Colo de Pito”.

Apaixonei-me por esta terra e já apontei na agenda uma ida até lá, no dia 3 de Agosto, altura em que se celebra a FEIRA ANUAL DA SENHORA DA OUVIDA. A Senhora da Ouvida é uma das principais feiras anuais do Concelho de Castro - Daire, sendo organizada pela Freguesia de Monteiras e povoação de Colo de Pito.
Se é verdade o que escrevem no site,
"é em 3 de Agosto de cada ano que tradicionalmente as famílias desta Freguesia se juntam para confraternizar - almoçar e lanchar - ao ar livre, numa fraga ( rocha de granito a servir de mesa ), cada uma levando o seu farnel;Uma das particularidades deste almoço é que neste dia se come o " salpicão da língua " ( enchido da língua do porco ) - curado a fumo natural da lareira ( o rei do salpicão)".

Porém, há também outra festa, mais cedo no calendário!
Segundo eles,
"As principais festas de Colo de Pito em Honra de N. Sra da Saúde, realizam-se, anualmente, no 3º Domingo de Julho, contando com a festa religiosa propriamente dita (missa, procissão acompanhada por banda de música ) e a parte recreativa e cultural, desporto e baile, quer no dia quer na véspera)".

Para terminar, aqui fica um pouco da história de Colo de Pito.

http://www.colodepito.net/11998/index.html

Visitem!!!

Mas eu vou deixando mais informações...

13 comentários:

Just me disse...

Já passei aí.....
Colo de pito, essa bela localidade, LOL!!!!!

Rui disse...

Passaste como eu? Ou passaste mesmo, fisicamente!?

Caxuxita disse...

Mas olha Rui aviso já que vai ter uma desilusão.... A feira fica a beira da estrada nacional onde fica a capela da Senhora Sra da Ouvida por isso terás mesmo que ir a colo do pito.... Mas la perto há outra terra com um nome bem original também , mas não não se posso dizer aqui:) é que ainda é pior....

Sabes que sou dessa zona por isso conheço bem...

:)))

Just me disse...

Passei fisicamente, mas agora com esta conversa toda fiquei curiosa para a proxima tenho de parar e ver com olhos de ver! Entrar em Colo de pito propriamente dito para ver as suas maravilhas! LOL!!
Ver a capela da Sra da Ouvida, quero eu dizer!

Just me disse...

Só hoje li este post com mais calma e tenho a dizer-te que também já estive em Jerusalem do Romeu! Outra bela localidade!

Rui disse...

Helena,
O mundo é mesmo pequeno...
Quero saber o nome da outra terra ;)

Just me,
Fazes ideia do nome da terra que a Helena se está a referir?

Caxuxita disse...

Rui,

Com certeza que já passaste muitas vezes na Capela da Sra da Ouvida .

Antes de haver a A24 a estrada nacional 2 ( penso que é a 2) que vai de Castro D`aire a Lamego passa mesmo junto à capela fica a seguir a castro D`aire. Por isso digo que essa feira anula é feita no largo da capela e ao longo da estrada.

Quanto ao nome da outra localidade aqui não digo para não ferir mentes mais sensíveis :) mas poderei mandar por mail o nome .

Caxuxita disse...

Ah por isso já muita gente passou por Colo do Pito e nem se apercebeu rsrsrs

Farpas disse...

Eu não sei... se Picão se escrevesse com cedilha até podia tentar adivinhar assim sendo...

Rui disse...

Já estive a ver...
Picão é, de facto, uma terra do concelho de Castro Daire. Mas com cedilha teria mais piada...

Just me disse...

Eu não conheço, não sei de qual estão a falar, aqui devo remeter-me ao silêncio que demonstra a minha ignorância!!!

Joao disse...

Ola a Todos...

Hoje descobri este blog e é bom saber que existem pessoas interessadas em conhecer a minha aldeia de Férias.

Em relação À festa da Senhor a da Ouvida, é uma romaria anual com duração de 2 dias e onde os feirantes da zona vendem os seus produtos e onde se podem provar o belo salpicao e as bolas.

Já a festa de Colo de pito esta realiza-se este ano no dia 18 e 19 de Julho e é uma festa que ten o normal baile à noite com a bela da cerveja... e no domingo pela manhã tem a procissao e à tarde existev o leilão das oferendas que quem der mais leva os presentes.

Abraço

Rui disse...

Olá João!
Obrigado pelo Comentário.
Primeiro, achei extraordinário o nome. Depois, vi umas fotos e fiquei bastante interessado em conhecer a terra.
Talvez nos vejamos lá...
Abraço